Mosteiro Mater Ecclesiae | Carta do Santo Padre Emérito Lúcio à Sua Santidade João Paulo II

MOSTEIRO MATER ECCLESIAE
CIDADE ESTADO DO VATICANO

Ao Santo Padre João Paulo II, minha fraterna saudação!
Amado irmão, estando presente no Consistório Extraordinário na noite de 12 de Julho, pude presenciar com tristeza no coração a Renúncia Pontifícia de Vossa Santidade ao Trono de São Pedro, dada as vossas limitações pessoais bem como o peso do Ministério Petrino.

Manifesto a Vossa Santidade meus sinceros agradecimentos pela vossa amizade e pelos trabalhos desempenhados na Santa Madre Igreja de Roma ao longo do vosso Pontificado. Vossa Santidade pode estar seguro de que sempre estará presente em minhas orações e preces.

Desejo ainda nesta carta manisfestar-lhe que, tendo refletido as palavras de Vossa Santidade e do Colégio Cardinalício bem como as vossas opiniões com relação ao meu vigor pastoral e o quanto ainda posso contribuir com a evangelização da Igreja, de maneira ativa, quero humildemente apresentar ao Santo Padre João Paulo II e assim a toda a Santa Igreja o meu desejo de RENUNCIAR a dignidade e título de Papa Emérito, e assim colaborar mais diretamente com a Igreja na função que o Sumo Pontífice me designar.

Rogo ao Senhor Deus e a Virgem Santíssima que enviem vossas bênçãos sobre nós e sobre a Santa Igreja neste regresso ao árduo trabalho da Vinha do Senhor.

Dado no Vaticano, no Mosteiro Mater Ecclesiae, aos 13 dias do mês de Julho do ano de 2023, primeiro do pontificado de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

Do vosso irmão e humilde servo;

+ Lvcivs Pp.
Papa Emeritvs
Postagem Anterior Próxima Postagem